quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Histórico do Circulismo
O que é a Fetcesp ?
A Federação de Trabalhadores Cristãos do Estado de São Paulo - FETCESP - é o órgão máximo dos círculos operários e círculos de trabalhadores do estado.Fundada em 1938, tem como escopos a coordenação e difusão do Movimento Circulista estadual, assim como o de colaborar na fundação de novas unidades, oferecendo-lhes apoio técnico, material, moral e financeiro.Para alcançar seus objetivos, a Fetcesp mantém, em sua sede central em São Paulo, uma estrutura administrativa voltada ao atendimento dos filiados e daqueles que queiram fundar círculos em suas comunidades ou que eventualmente se interessem em conhecer a doutrina circulista.A Diretoria Administrativa, o Conselho Fiscal e Conselho Consultivo da Fetcesp são constituídos por militantes do Movimento, eleitos pelos filiados com mandato de 3 anos.Os diretores e conselheiros prestam seus serviços a Fetcesp em caráter absolutamente gratuito, sem nenhuma remuneração.
O que são os círculos
Os círculos operários e círculos de trabalhadores são instituições sociais leigas, de utilidade pública, sem fins lucrativos, voltadas a promoção do ser humano e de suas comunidades, tendo como princípio um moderno conceito de humanismo cristão, democrático e participativo, onde a meta fundamental é a instauração de uma sociedade em que vigore a Justiça Social Cristã. Como instituição preocupada com a dignidade humana, os círculos facultam aos seus diretores, associados e a população de suas comunidades, a possibilidade de participação política e luta jurídica regulamentada, para que possam intervir em favor da justiça social e de não espera-la tão somente das autoridades. Os círculos advogam as causas comunitárias ao extremo de suas possibilidades e recursos.Para ser associado ou militante circulista basta ser maior de idade, cristão (não necessariamente católico) e vida ilibada.
História
O primeiro círculo foi fundado em 1932 em Pelotas pelo padre jesuíta Leopoldo Brentano, com a finalidade de apoiar o trabalhador, ainda longe dos benefícios sociais. Dada a oportunidade da iniciativa, os círculos difundiram-se rapidamente e alcançaram todo o território nacional, acabando por desempenhar papel preponderante na promulgação da Legislação Trabalhista que emergia no País sob a égide do neo trabalhismo de Getúlio Vargas.Na insuspeita opinião do historiador Ruy Rodrigo de Azambuja " o Movimento Circulista mudou os rumos da história brasileira, através da atuação dos seus dirigentes e dos quase 500 mil militantes que possuía nas décadas de 40 e 50".
Ao longo de seus 70 anos de vida , o circulismo nacional e paulista deram origem a dezenas de sindicatos e associações profissionais e formaram centenas de líderes operários, que com suas ações equilibradas tiveram forte influência na vida sindical e trabalhista brasileira. Ao contrario de muitos sindicatos e algumas centrais sindicais, a Fetcesp e seus filiados sempre permaneceram imunes ao "peleguismo" e nunca foram manipulados por grupos ou partidarizados.
Afora o caráter formativo e reivindicatório, os círculos tem prestado inestimáveis serviços aos seus associados e respectivas comunidades através da implantação de programas que atendem ao trabalhador e aos necessitados.
O Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente - São Paulo -, por exemplo, foi considerado, por 2 anos seguidos, como uma das 50 maiores e melhores instituições do 3º Setor no Brasil. Esta entidade, com 450 empregados, mantém 4 creches com 1000 crianças na faixa etária de 0 a 4 anos, programas de auxílio ao menor de rua, grupos de 3ª idade, departamento médicos e farmácia destinados ao atendimento do associado, do trabalhador, do aposentado e dos carentes em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário