quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A missão do circulismo clássico e do "NOVO CIRCULISMO"( conheça as diferenças fundamentais)
A par de metas pontuais de cada unidade, a missão fundamental do circulismo é instrumentalizar o ser humano, moral, técnica, cultural e materialmente para que ele seja o agente e protagonista do seu próprio desenvolvimento, de sua comunidade e sua população.Dentro deste conceito, os dirigentes circulistas tem liberdade de detectar em suas comunidades o que deve e pode ser feito, dentro dos princípios do Movimento.
Com a colaboração do grande pensador católico Alceu de Amoroso Lima, padre Brentano editou em 1939, o "Manual do Circulo Operário", documento que serviu de guia para difusão e implantação do Movimento Circulista Nacional. Nele estão descritos os objetivos centrais dos círculos, que se resumem no seguinte:
a) Prestar uma eficiente assistência espiritual, moral, intelectual, física e profissional aos associados e aos trabalhadores em geral, por meio de escolas, colégio, cursos, ambulatórios, clínicas, hospitais, cooperativas, caixas de mutualidade, departamentos recreativos e esportivos.
b) Proporcionar aos trabalhadores formação adequada, para que possam ativa e conscientemente assumir as responsabilidades que lhes cabem na ação social e sindical.
c) Procurar instaurar no País uma ordem social cristã, cujos postulados inspirem a legislação.
d) Concorrer para a harmonização das relações entre empregados e empregadores.
e) Propugnar pelo alevantamento das condições sociais e econômicas do meio rural.
f) Colaborar com o Ministério do Trabalho no que diz respeito aos legítimos interesses dos trabalhadores.
Diante da evolução da sociedade, do avanço das leis de proteção ao trabalhador, a missão do Novo Circulismo pode ser expressa em menos palavras, mas é bem mais abrangente, e cremos, mais democrática, senão vejamos:
A missão do Movimento Circulista é instrumentalizar o ser humano, moral, técnica, cultural e materialmente para que ele seja o agente e protagonista do seu próprio desenvolvimento, de sua comunidade e de sua população.
Dentro deste conceito, um dirigente circulista tem liberdade de encontrar em sua comunidade o que deve e pode ser feito dentro dos princípios do Movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário